ABIPTI e instituições lançam manifesto contra Medida Provisória 998/2020

11-09-2020

Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação – ABIPTI, publicou um manifesto contra a Medida Provisória n° 998, de 1° de setembro de 2020, que coloca em risco a sobrevivência de instituições de pesquisa e de empresas de eficiência energética.

O documento foi elaborado em parceria com a Associação dos Fabricantes Brasileiros de Eficiência Energética – AFABEE, Associação Brasileira das Empresas de Serviçoes de Conservação de Energia – ABESCO, Associação Brasileira de Nanotecnologia – BrasilNanom, e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec.

A MP propõe alterações na lei n° 9.991/2000. Entre as mudanças está previsto o corte de 30% do orçamento destinado aos programas, além da realocação do recurso remanescente – eventualmente não aplicado pelos agentes do setor elétrico – para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

“Com o corte de verbas descrito na MP, a partir do ano que vem os ICT’s que desenvolvem pesquisa para o setor elétrico ficarão sem recursos, isso quer dizer que equipes que demoraram anos para serem formadas, com profissionais altamente capacitados serão perdidas. Iremos perder talentos, atualização das tecnologias brasileiras para o setor elétrico e ainda teremos que importar tecnologia. Vale ressaltar que a matriz energética do Brasil está mudando e a pesquisa é essencial para entender os novos cenários. Tudo isso será prejudicado” afirma o presidente da Abipti, Paulo Foina.

As medidas propostas colocam em risco a sobrevivência dessas instituições, que muito têm a contribuir para a retomada econômica do Brasil.

Clique Aqui e veja a íntegra do Manifesto.

Fonte: Capital Digital

Fique sempre atualizado!

Faça seu cadastro e receba nossos informativos, eventos e cursos.

Torne-se um associado

Conheça os benefícios de ser um associado ABESCO

Como se associar

OBSERVAÇÕES LEGAIS

Os dados a seguir solicitados são necessários para a realização do contato solicitado nesse site de modo que possamos responder suas dúvidas, reclamações e sugestões, bem como enviar nossa newsletter. Fique ciente que, ao preencher seus dados de cadastro, você concorda expressamente que a ABESCO os guarde e utilize para fins de pesquisas de marketing, com a devida anonimização dos mesmos, bem como para a divulgação de informações, produtos e serviços próprios ou de parceiros. Recomendamos a leitura da Política de Privacidade neste site.