Desperdício de energia cresce com quedas no setor industrial

14-04-2016

A queda da produção industrial aconteceu a um ritmo mais acelerado do que a redução de consumo de luz no setor, o que fez com que a eficiência energética nas empresas diminuísse.

Desperdício energia industrial

Um levantamento feito pela Abesco (associação de conservação de energia) mostra que a indústria teve uma produção 8,3% menor no ano passado, mas as empresas usaram 5,3% a menos de energia nesse período.

A discrepância é significativa, porque o consumo de energia é importante nesse segmento da economia, afirma Alexandre Moana, presidente da Abesco.

“Algumas cargas precisam ser acionadas independentemente do volume de produção: para uma fábrica funcionar, as luzes têm que estar acesas da mesma maneira para uma ou mil peças na linha de manufatura.”

Há muitos setores nos quais as máquinas precisam estar ligadas o tempo inteiro, diz Marcelo Azevedo, economista da CNI – ele cita como exemplo os altos-fornos de siderurgia, uma indústria que usa bastante energia.

Um fenômeno semelhante acontece com outros fatores de produção, notoriamente a mão de obra, ele afirma.

“As empresas treinam os seus funcionários e há o receio de perdê-los. No passado recente, a produção caiu muito antes do aumento do desemprego no setor”, diz.

Veja a matéria original no site da Folha de S Paulo.

Fique sempre atualizado!

Faça seu cadastro e receba nossos informativos, eventos e cursos.

Torne-se um associado

Conheça os benefícios de ser um associado ABESCO

Como se associar