Mercado projeta crescimento e investe em tecnologia de medição e redes inteligentes

24-09-2018
  • Utility Brazil Fórum & Expo reunirá setores de smart metering e smart grids
  • Evento acontece de 23 a 25 de outubro em São Paulo, com ampla programação de painéis e palestras em que discutirá as novidades, o atual cenário e o futuro do mercado

 A cadeia de fornecedores de soluções, equipamentos e serviços relacionados à distribuição de energia no Brasil aposta no ciclo virtuoso que deve ser iniciado com a criação do Programa Nacional de Redes Elétricas Inteligentes e de outros projetos de lei que promoverão investimentos e crescimento até 2030. Aquecido, este dá indicativos claros de aquecimento: o último leilão de energia elétrica, realizado no fim de agosto pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), contou com a participação de 19 concessionárias de distribuição e movimentou, ao todo, R$ 23,6 bilhões em contratos.

Tal “prosperidade” impacta, também, as comercializadoras de energia, que estão diversificando negócios, com investimento em novas áreas – como a geração a baterias e tecnologia – em meio a uma expansão acelerada do chamado mercado livre de eletricidade. O movimento, que também passa pelo aumento da concorrência, levou o número de comercializadoras a saltar 50% desde 2015. Segundo a CCEE, atualmente existem 239 comercializadoras ativas, além de 36 com processo de registro iniciado. No final de 2017 eram 219.

É neste cenário de otimismo que, de 23 a 25 de outubro, acontece no São Paulo Expo, a Utility Brazil Fórum & Expo, organizada pela Clarion Events Brasil. O encontro reunirá os principais fornecedores de tecnologia, soluções e serviços para medição e redes inteligentes e contará com a presença das distribuidoras de energia do país.

“Atendemos às expectativas do setor de energia elétrica em medição inteligente e smart grids, inovação e comercialização para realizar um evento focado nesses segmentos. Durante os três dias de realização da Utility Brazil Fórum & Expo são esperados 1.200 visitantes, 150 congressistas, além da participação de 20 marcas expositoras”, destaca o diretor geral da Clarion Events Brasil, Sergio Jardim.

Fórum – A Utility Brazil conta com uma ampla e exclusiva programação de conteúdo que fomentará a discussão dos principais temas ligados ao setor, contemplando aspectos técnicos e estratégicos, além de apresentações de estudos de caso e painéis de debates.

O Fórum está centrado nos seguintes macrotemas: Seminário de Comercialização e Energia Livre (Soluções e melhores práticas para o setor de Energia Livre e Comercialização); Smart Solutions (Soluções inteligentes para a melhoria da gestão das utilities de energia elétrica); Smart Grids & Smart Metering e Smart Cities (Soluções em Smart Grids, Metering, Redução de Perdas, Reconfiguração Automática de Rede, Comunicação Remota, entre outros). As palestras acontecem em dois palcos simultâneos, no formato Quiet Conference, onde os participantes poderão escolher por meio dos fones de ouvido,  qual palco sintoniza.

“Fizemos um detalhado levantamento junto a empresários, técnicos e acadêmicos do setor para temas diferenciados e relevantes para a Utility Fórum & Expo Brasil porque entendemos que o mercado de smart metering e smart grids tem uma constante demanda por evolução técnica. O ritmo do crescimento do volume de consumidores e a sofisticação da demanda das empresas é incessante”, conta Jardim. Entre os temas que serão abordados estão evolução e modernização da distribuição de energia, gestão de perdas, estratégias de digitalização das redes, casos de sucesso de geração distribuída, novas soluções e tecnologias para redução de perdas, entre outros.

Além do Fórum, o evento também terá uma área dedicada à exposição de empresas nacionais e internacionais, que apresentam soluções em equipamentos, peças e acessórios para medidores eletrônicos, medidores de energia, soluções para automação da distribuição e softwares de automação da distribuição.

Saiba mais sobre o evento, acessando www.utilitybrazil.com.br.

Utility Brazil Fórum & Expo 2018

Data: 23 a 25 de outubro

Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Vila Água Funda, São Paulo – SP

Horário Fórum: 9h30 às 18h

Horário Exposição: 9h30 às 19h

Fique sempre atualizado!

Faça seu cadastro e receba nossos informativos, eventos e cursos.

Torne-se um associado

Conheça os benefícios de ser um associado ABESCO

Como se associar