ISO 50001 – Gestão de Energia

28-04-2015

ISO-50001

ISO

A ISO (International Organization for Standardization) é uma federação mundial de organismos nacionais de normalização (organismos membros da ISO). O trabalho de preparação de Normas Internacionais, normalmente, é realizado através de comitês técnicos da ISO. Cada membro interessado em um assunto, para o qual foi criado um comitê técnico, tem o direito de ser representado nesse comitê.

A principal tarefa dos comitês técnicos é preparar as Normas Internacionais. Os projetos de Normas Internacionais adotados pelos comitês técnicos são distribuídos aos membros para votação. A publicação como Norma Internacional requer aprovação de, pelo menos, 75% dos membros com direito a voto. A ISO 50001 foi preparada pelo Projeto Comitê ISO / PC 242, Gestão de Energia.

ISO 50001: 2011 – Sistema de Gestão de Energia

O objetivo desta Norma é permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo a eficiência energética, uso e consumo. A implantação desta Norma se destina à redução nas emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais relacionados à energia e os custos/economia que esse sistema de gestão de energia promoverá. Esta Norma é aplicável a todos os tipos e tamanhos de organizações, independentemente de condições geográficas, culturais ou sociais. A implementação bem sucedida depende do comprometimento de todos os níveis e funções da organização e, especialmente, da gestão de topo.

Esta Norma especifica os requisitos do sistema de gestão de energia (EnMS), sobre os quais uma organização pode desenvolver e implementar uma política energética e estabelecer objetivos, metas e planos de ação que levem em conta os requisitos legais e informações relativas ao uso significativo de energia. Um EnMS colabora para que uma organização atinja seus compromissos políticos, tome as medidas necessárias para melhorar o seu desempenho energético e esteja de acordo com os requisitos da Norma.

A ISO 50.001 é baseada no modelo de sistema de gestão de melhoria contínua, também utilizado para outros padrões bem conhecidos, como ISO 9001 e ISO 14001. Isto facilita para as organizações integrarem o gerenciamento de energia em seus esforços a fim de melhorar a qualidade e gestão ambiental.

Quadro de exigências da ISO 50.001 para as organizações:

· Desenvolver uma política para o uso mais eficiente da energia;
· Fixar metas e objetivos para atender a essa política;
· Usar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre o uso de energia;
· Medir os resultados;
· Rever como a política funciona;
· Melhorar continuamente a gestão da energia.

Como as demais normas de sistema de gestão ISO, a certificação ISO 50.001 não é obrigatória.

A ISO no Brasil

Até o final de 2015 quase 30 empresas já se certificaram no país e várias organizações já se mostraram interessadas, sendo que a maior procura é pelo setor industrial.

Isto acontece porque as organizações são influenciadas por fatores internos e externos no momento da decisão da adoção da Norma. A crise internacional com mudanças abruptas das condições macroeconômicas é um grande exemplo, já que atrai a atenção e precaução para si.

Para implementar essa Norma, é prudente fazer uma avaliação das condições organizacionais, como o ritmo de atividade produtiva, para fazer uma previsão e o alinhamento dos objetivos da certificação com os da organização. Em alguns casos, é necessário buscar capacitação dos funcionários internos envolvidos no processo.

A ABESCO apoia essa iniciativa e considera um importante instrumento de qualidade normativa. Para tal, participa como membro efetivo da comissão de estudos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – CEE – 116 – Gestão de Economia de Energia. A Associação representou o Brasil na 8ª Reunião Plenária da ABNT sobre Gestão da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Energia, que foi realizada no mês de abril na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Para maiores informações, clique aqui e leia a matéria sobre a ISO 50.001 na página 56 da revista Lumière Electric online.

Fontes: ISO 50001 – Energy management, Sistemas de gestão de energia – Requisitos com orientações para uso

Fique sempre atualizado!

Faça seu cadastro e receba nossos informativos, eventos e cursos.

Torne-se um associado

Conheça os benefícios de ser um associado ABESCO

Como se associar