Aneel apresenta projeto de eficiência energética para RR

08-06-2018

Roraima será o primeiro estado brasileiro a receber um projeto piloto de eficiência energética, elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para estimular a economia de energia. O modelo foi apresentado à governadora Suely Campos, em 06/06, em Brasília, pelo diretor-geral da agência, Romeu Donizete Rufino.

O projeto prevê a realização de um leilão de eficiência energética, com o objetivo de redução de 4 megawatts, por um período de cinco anos, com a substituição de equipamentos de alto consumo por aparelhos mais eficientes, como ar condicionado, geladeira, lâmpadas, pontos de iluminação pública, além da readequação das redes elétricas de prédios públicos e empresariais para projetos mais econômicos.

Conforme o diretor da Aneel, Roraima foi escolhido como piloto porque hoje tem o custo de produção mais caro do país e a maior média de consumo, de 320 quilowatts hora por mês, enquanto a média brasileira é de 150, por causa do uso intenso do aparelho de ar condicionado para amenizar o calor.

Suely Campos disse que o Governo do Estado vai apoiar o projeto e que tem interesse em fazer a substituição de equipamentos, principalmente das escolas, que estão com as contas de energia altas, justamente por causa da climatização das salas de aula. “Queremos inserir nesse projeto também os consumidores residenciais, como o Vila Jardim, para instalar energia solar, substituir equipamentos e reduzir o valor da conta no fim do mês”, comentou.

A proposta do leilão está aberta a consulta pública pela Aneel. No próximo dia 11, a Agência vai realizar uma série de reuniões em Boa Vista, para ouvir os diversos segmentos, como o Conselho de Consumidores e os prefeitos, além de áreas específicas do Executivo Estadual. Depois disso, no dia 15, fará em Brasília uma audiência presencial para também receber contribuições sobre a metodologia do leilão.

A previsão é que o edital seja lançado em outubro e a contratação ocorra até dezembro, para início do projeto em 2019, abrangendo toda a capital, Boa Vista.

Fonte: Procel Info

Fique sempre atualizado!

Faça seu cadastro e receba nossos informativos, eventos e cursos.

Torne-se um associado

Conheça os benefícios de ser um associado ABESCO

Como se associar