Comitiva colombiana chega ao Brasil para discutir ações regionais em Eficiência Energética

23-11-2016

Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) e a Red Colombiana de Conocimento em Eficiência Energética (RECIEE) se reuniram para promover um intercâmbio de conhecimento e experiências no setor de energia e discutir a possibilidade de promover ações regionais em eficiência energética.

comitiva-abesco-reciee-eficiencia-energetica

Entre os temas discutidos, para eventual implementação nos principais países da América do Sul, estão o Programa de Melhoria Contínua que prevê que as ações de eficiência energética não mais se limitem a ações pontuais, mas que sejam acompanhadas e analisadas continuamente por ESCOs (Energy Service Company) qualificadas. “Esta é uma ação que traz enormes benefícios para as empresas e para a estrutura energética do país pois são constantes, diluídas ao longo do tempo e com maiores facilidades de planejamento financeiro rumo à excelência energética”, explica o assessor executivo da ABESCO, Bruno Leite.

Nesse sentido, também foi apresentada a ideia, como ação complementar, de transformar o Qualiesco numa certificação regional avalizada por instituições acadêmicas isentas que avaliarão vários processos relacionados à eficiência energética: iluminação, refrigeração, motorização, climatização, entre outros. “Para a renovação da certificação os processos seriam periodicamente validados através da realização de cursos, realização de projetos, participação em workshops e congressos trazendo com isso um diferencial competitivo para as empresas e a certeza do grau de comprometimento e nível de qualidade com as ações energeticamente eficientes”, defende Leite.

A RECIEE é formada por treze entidades a nível nacional e 12 grupos de pesquisa que contam com o apoio do Departamento Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação colombiano. Participaram da comitiva os professores: Omar Prías (Universidad Nacional de Colombia Sede Bogotá); Juan Vidal (Universidad Autónoma de Occidente); Jairo Palacios (Universidad del Valle); Marley Vanegas (Universidad del Atlántico) e Iván Tovar (Universidad Autónoma del Caribe) dentre outros integrantes das universidades.

Veja a matéria original e completa no site da Revista Ecoturismo.

Fique sempre atualizado!

Faça seu cadastro e receba nossos informativos, eventos e cursos.

Torne-se um associado

Conheça os benefícios de ser um associado ABESCO

Como se associar