Pela Eficiência Energética Reduzimos Custos e Preservamos o Meio Ambiente

   
 

Notícias
   
         
 
Noticias
 
23/12/2011 - Saiba o quer fazer para evitar o alto consumo de energia elétrica no verão - A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta para o alto consumo de energia elétrica durante o verão e dá algumas dicas que podem evitar o valor elevado da conta no fim do mês.

23/12/2011 - Energia: EPE lança anuário estatístico - A publicação, com base em 2010, reúne informações históricas e consolidadas sobre oferta e demanda de energia elétrica no país e no exterior.

23/12/2011 - Consumo de energia elétrica continua em alta no país, informa ONS - Segundo o ONS, o aumento no consumo no Sistema Interligado Nacional (SIN) representa o momento econômico do país

23/12/2011 - Energia Renovável: na mira dos investimentos - Pela primeira vez, o Brasil figura entre os dez países mais atrativos para receber investimentos em energias renováveis.

23/12/2011 - Usina Belo Monte é mais barata e menos poluente, diz estudo - A conclusão é do estudo Análise comparativa entre Belo Monte e empreendimentos alternativos: impactos ambientais e competitividade econômica, elaborado pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

23/12/2011 - Brasil investe em energias limpas, mas também polui - Estudos foram apresentados na cúpula da ONU sobre clima

23/12/2011 - Energia solar contra poluentes - Tecnologia usa o Sol para eliminar impurezas da água, em patente já depositada, sustentável e viável economicamente

Energia: EPE lança anuário estatístico
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançou a primeira edição do Anuário Estatístico de Energia Elétrica.
A publicação, com base em 2010, reúne informações históricas e consolidadas sobre oferta e demanda de energia elétrica no país e no exterior. O documento amplia as informações que já são trazidas pelo Balanço Energético Nacional, anualmente, e pela Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, ambos produzidos pela EPE.

A edição 2011 do anuário revela que 2010 foi um ano atípico relativamente ao consumo industrial de energia elétrica. Depois da queda do consumo deste segmento em 2009, por conta da crise financeira internacional, percebe-se recuperação significativa do consumo de energia pelas indústrias, em 2010, com expansão de 10,9%.

Já nos segmentos residencial e comercial, o consumo seguiu crescendo de forma sustentada, com taxas não inferiores a 6%. Como resultado, em 2010 o consumo de energia na rede elétrica nacional aumentou 8,1%, superando 415 mil GWh, mais da metade na região Sudeste.

O anuário revela ainda que, pela primeira vez, o consumo de energia no Nordeste ultrapassou o da região Sul. Apesar de o número de consumidores no Nordeste sempre ter sido maior do que o do Sul, seu consumo de energia sempre era inferior. Nos últimos anos, os valores absolutos dos consumos regionais se aproximaram, mas somente em 2010 o consumo nordestino ultrapassou em 1,6 mil GWh, ou 2,3%, o consumo dos sulistas.

O anuário 2011 da EPE é dividido em três seções. A primeira, “Panorama Internacional”, traz dados de capacidade instalada, geração elétrica por região e fonte e de emissões de gases do efeito estifa no mundo. A seção 2, “Panorama Nacional de Geração”, apresenta, no contexto brasileiro, dados equivalentes aos da primeira parte, acrescidos dos empreendimentos de geração de eletricidade em construção no país até 2010.

A seção 3, sobre “Mercado Consumidor”, aborda a demanda elétrica nos segmentos cativo e livre; nas classes industrial, residencial, comercial e rural; nas cinco regiões geográficas e nos quatro subsistemas elétricos; além de informações sobre tarifas e agentes de distribuição. Clique aqui para ver o anuário 2011 na íntegra

|Fonte: Agencia Ambiente Energia

Acesso exclusivo
e-mail
senha
 

cadastre-se

  • acesso às páginas exclusivas
  • participe de fóruns
  • receba nossos boletins e informações


         
 
   
         

Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia
Av. Paulista, 1313 - cjto 908 - fone (11) 3549-4525 - São Paulo/SP
2010 todos dos direitos reservados