Fórum GC

24-08-2023

A produção de energia através da geração centralizada (GC) tem se fortalecido nos últimos anos. Embora a geração distribuída mostre bons resultados, a fonte centralizada também está em crescimento e dados do Ministério de Minas e Energia (MME) revelam que a produção pode ultrapassar 10 GW ainda em 2023. Caso se concretize, a expansão da capacidade acumulada será uma das maiores já registradas pelo país, assim como virá principalmente pelas fontes renováveis como energia eólica e energia solar, as quais juntas já contabilizam 298 usinas geradoras que entrarão em operação. Os empreendimentos estão localizados em 18 estados brasileiros, sendo Bahia, Rio Grande do Norte e Minas Gerais como maiores produtores.

As novas usinas solares e eólicas previstas para a geração centralizada este ano participarão de dois tipos de contratações sendo uma delas o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e a outra o Ambiente de Contratação Livre (ACL). O ACR, por sua vez, é destinado aos consumidores comuns que utilizam energia das concessionárias de distribuição de sua localidade. Já o ACL é aquele destinado as consumidores de maior porte, como indústrias e comércios robustos.

Torne-se um associado

Conheça os benefícios de ser um associado ABESCO

Como se associar

OBSERVAÇÕES LEGAIS

Os dados a seguir solicitados são necessários para a realização do contato solicitado nesse site de modo que possamos responder suas dúvidas, reclamações e sugestões, bem como enviar nossa newsletter. Fique ciente que, ao preencher seus dados de cadastro, você concorda expressamente que a ABESCO os guarde e utilize para fins de pesquisas de marketing, com a devida anonimização dos mesmos, bem como para a divulgação de informações, produtos e serviços próprios ou de parceiros. Recomendamos a leitura da Política de Privacidade neste site.